terça-feira, 31 de março de 2009

Jornalismo colaborativo

São imagens e matérias enviadas pelos expectadores. O ato é criticado por muitos jornalistas que dizem que assim, se faz notícia sem ser jornalista formado. Além de correr o risco de divulgar informações erradas, como a uol que divulgou uma foto do acidente da TAM em que mostrava uma pessoa pulando de um prédio atingido pelo avião e que estava pegando fogo. A pessoa na foto não existia, foi uma montagem e a foto foi acessada por milhares de internautas. Um erro grave da UOL.

Sites de relacionamento

Sites de relacionamento também chamados de redes sociais, são aqueles sites que permitem interação com outros usuários. Representa os relacionamentos afetivos ou profissionais entre agrupamentos de interesses mútuos.
São exemplos: Orkut, Myspace, Facebook, sites para namoro.
No contexto destes sites, entra em pauta a teoria dos seis graus de separação, que acredita que uma pessoa pode estar conectada a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco amigos intermediários.
O orkut é filiado ao Google, e foi criado com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome é originado no criador do site, Orkut Büyükkoten. O serviço foi designado para ajudar os usuários a encontrar novos amigos e manter as amizades já existentes. O alvo inicial do site era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são brasileiros. No Brasil é a rede social com maior participação.

Outro site de relacionamento social, é o Facebook, criado em 2004, por um ex-estudante de Harvard. Inicialmente o site era restrito apenas aos estudantes da universidade, porém se expandiu para outras faculdades e colégios da região em pouco tempo. O sucesso foi tanto que outras universidades também aderiram ao site. Juntamente com o Myspace é o site com maior númerode usuários dos EUA.

Já o Myspace, foi criado em 2003 e é a maior rede social dos EUA e do mundo com mais de 110 milhões de usuários. Dentre os três sites, é o que possui mais recursos, como hospedagem de vídeos, música, perfis verdadeiros de artistas, fazendo muitas vezes de suas páginas de perfil, o seu site oficial.

Videolog

Possui uma estrutura similar aos blogs e fotologs, com atualização frequente, que pode ser mantido por uma ou mais pessoas.

Os vídeos são exibidos sem a necessidade de fazer download do arquivo, apenas carrega o tempo de exibição da imagem. Os vídeos podem ser feitos utilizando câmeras digitais com recurso de gravação de filmes, filmadoras analógicas ou filmadoras digitais.

Sites como YOUTUBE, ficaram famosos ao exibir esses vídeos, já que o acesso ao mesmo é fácil e rápido. Seu número de acessos é tão elevado, que algumas gravadoras de música e produtoras de filme, disponibilizam clipes e trailers, para atrair o público.

Podcast


Podcast é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital pela internet, por meio de um Feed RSS que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple, de onde saíram os primeiros scripts de podcasting.


O conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts. O formato de transmissão é hoje muito utilizado por diversas pessoas e empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades que começam a disponibilizar aulas neste formatos programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital.


Por meio do feed RSS, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor através de um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador.

terça-feira, 10 de março de 2009

História do Blog

Os blogs surgiram na década de 90, com quatro possíveis criadores.
Os blogs eram bem diferentes do que são atualmente, pois inicialmente os autores faziam pequenos comentários sobre links e falavam sobre diversos assuntos, assim como é hoje.
Para se ter um idéia da dimensão dos blogs, em 1999, existiam menos de 50, e em 2003, eram mais de 3 milhões.
Também em 99, surgiram sites que hospedavam blogs gratuitamente, o que propiciou o crescimento deles.
Com o tempo, o número de blogs aumentou, fazendo surgir a autodivulgação, que teve como consequência a concorrência. Surgiram também os comentários em cada texto publicado, fazendo aumentar a interação. Em seguida, vieram os feeds, que seria uma forma de assinar o conteúdo desse blog.
Em 11 de setembro de 2001, foi a primeira vez que levaram a internet a sério como um veículo de comunicação, pois com o ataque as torres do World Trade Center em Nova York, as pessoas publicavam informações em seus blogs e sites em tempo real.
Um exemplo de blog como ferramenta de comunicação é o blog do Salam Pax, que quando criado, ilustrava o que ele via da janela do seu quarto no Iraque, o que ele via sobre a guerra. O blog ficou tão famoso, que se tornou fonte de muitas emissoras no mundo todo. Com esse sucesso, Salam Pax se exilou, por ter sido ameaçado várias vezes.
É importante acrescentar que o blog como ferramenta de diário virtual, surgiu depois dos blogs que comentavam os links.
Para entender melhor o blog, é fundamental que se entenda alguns termos usados nele.
Post= Texto publicado no blog.
Twitter= Microblog com posts com menos de 140 caracteres.
Trol = Comentário negativo ou positivo no blog
Blubas= blog voltado para a publicidade.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Hoje, vai a dica de quatro blogs com cunho jornalístico.
O primeiro deles é o Blog do Cia. Os principais relatos são de baladas e bares GLS pelo Brasil afora.


Já o Blog do André
, traz textos interessantes sobre viagens, cinema e matérias veiculadas nos meios de comunicação sobre o público GLS.

O Blog do Hélio, faz parte do Mix Brasil, da Uol. Hélio Filho é jornalista e escreve crônicas e comentários sobre a atualidade. Também vale a pena conferir.

Outro blog interessante é o Mãe de Lésbica, que traz reflexões de uma mãe que lida com a orientação sexual de sua filha primogênita, além de discutir homofobia e relato de casos pessoais.

terça-feira, 3 de março de 2009

Sejam bem vindos

Olá,
Sejam bem-vindos ao nosso blog.
Somos Deborah Miranda e Marina Ferreira, estudantes do 6º período de jornalismo, turno da noite, do Centro Universitário Newton Paiva.
Este blog tem o intuito de integrar as matérias de jornalismo on-line e multimídia, na elaboração do blog e conteúdo desenvolvido voltado para ele.