terça-feira, 31 de março de 2009

Podcast


Podcast é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital pela internet, por meio de um Feed RSS que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple, de onde saíram os primeiros scripts de podcasting.


O conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts. O formato de transmissão é hoje muito utilizado por diversas pessoas e empresas no mundo para divulgar notícias e programação, assim como algumas universidades que começam a disponibilizar aulas neste formatos programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital.


Por meio do feed RSS, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor através de um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário