terça-feira, 14 de abril de 2009

Blog jornalístico e jornalismo colaborativo

Blog jornalístico e jornalismo colaborativo
Noblat fala das vantagens do blog como ferramenta de notícia
Deborah Stefany de Sousa Miranda
No último dia 02/04/09, o jornalista Ricardo Noblat, falou aos estudantes de jornalismo do Centro Universitário Newton Paiva sobre o seu blog, criado em 2003. O blog do Noblat fala sobre a conjuntura política atual do Brasil e do mundo.
Noblat diz que o fato de as pessoas postarem comentários em cada post publicado é um fato muito bom, pois permite a participação do leitor e afirma que lê todos, até mesmo para não correr o risco de ser processado, caso haja alguma ofensa. Tamanha é a participação dos leitores, que em uma cobertura do resultado das eleições, Noblat pediu que os leitores o ajudassem com a apuração dos resultados, e assim eles fizeram, contribuindo para a agilidade da transmissão de informações.
O jornalista ressalta que a vantagem de se publicar notícias no blog é que elas nunca ficam velhas, já que um mesmo fato pode ter várias mudanças durante o dia. E, se fosse em um jornal impresso, talvez esse fato deixasse de ser notícia, pelas mudanças; já no blog, isso não acontece.
Com relação a extinção do jornal impresso depois que a internet se difundiu, Ricardo diz que os jornais não tendem a ser extintos, mas diminuir a vendagem, como já acontece atualmente, já que a internet permite a difusão de informações de forma mais rápida e gratuita, além de poder contar com a colaboração dos leitores, o que Noblat, ao contrário de alguns jornalistas, julga como algo muito positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário